Legal Grand Conference 2015
Um resumo da participação na Legal Grand Conference

A sociedade de Advogados, Fonseca Santos & Associados, marcou presença na Legal Grand Conference 2015, que decorreu no dia 13 de Outubro, no Centro de Congressos do Estoril.

Esteve em discussão o futuro da advocacia, pelo autor e professor britânico Richard Susskind, orador convidado da segunda edição da Legal Grand Conference, autor de obras como “Tomorrow’s Laywers” ou “The end of lawyers?”

O principal desafio da advocacia, foi debatido nesta conferência, ”dar aos clientes o que eles, de facto, querem”.

Ficou claro, e a prática diz-nos que as empresas, que contratam serviços de advocacia , o que pretendem não é resolução de conflitos legais, mas sim que eles sejam evitados, isto é, querem um serviço de gestão do risco de forma preventiva integrado no planeamento da sua empresa.

Susskind, afirmou que é necessário antecipar os problemas que os clientes colocam, afirmando que “Não conheci um único diretor jurídico que prefira um grande problema jurídico bem resolvido a não ter sequer um problema legal”

Por último, ficou a convicção do autor britânico, de que ”Os advogados que não abracem a tecnologia não vão estar no ativo daqui a dez anos”.

Referindo-se principalmente às ferramentas de comunicação digital com os seus clientes, nomeadamente vídeo e tele-conferência, com a utilização de aplicações como WhatsApp, Viber, IMO, bem como utilização das redes sociais, Twitter, Facebook e todas as outras formas digitais de comunicação com clientes e potenciais clientes.

Regressámos ao escritório com a certeza de que estamos perante um nova era, uma nova forma de fazer advocacia e um enorme desafio, para o qual acreditamos estar preparados.

Marcelo Fonseca Santos